Berlim: 7 Motivos Para Realizar Sua Viagem

Berlim, a capital da Alemanha, é a cidade mais populosa do país. Apesar de ter sua história marcada por guerras e destruição, Berlim se reergueu, tornando-se um dos destinos mais requisitados pelos turistas. A cidade conta com uma grande variedade de museus, parques, construções antigas, entre outras atrações que valem a pena conhecer.

Acompanhe-nos neste artigo e conheça mais motivos que fazem de Berlim um ótimo destino para realizar uma viagem!

1. Visitar seus Museus

Berlim é uma cidade rica em museus, locais perfeitos para você conhecer a história da cidade, país e do mundo. Sua maior atração nesse quesito é o Museumilseln (Ilha dos Museus), área tombada como patrimônio mundial pela UNESCO.

Ela é composta por cinco grandes museus, entre eles o Pergamonmuseum que possui um grande templo da Grécia Antiga em seu interior, o Neues Museum, onde se encontra o busto da rainha Nefertiti do Egito, além do Bode-Museum, Altes Museum e Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional).

Além desses nas proximidades há outros museus como o Deutsches Historisches Museum (Museu de História Alemã), Museum fur Naturkunde (Museu de História Natural), DDR Museum, Checkpoint Charlie Museum, que apresenta a história do muro de Berlim, o museu de cera Madame Tussauds Berlim, Deutsches Technikmuseum Berlin (Museu de Tecnologia, Judisches Museum Berlin (Museu Judeu) e o museu Topografia do Horror, que conta a história do nazismo.

2. Conhecer Lugares Históricos

Além dos museus, Berlim conta com construções antigas que ajudam a contar a história da cidade que ficou marcada na História. Entre elas temos o Reichstag, sede do Parlamento Alemão, contendo uma arquitetura antiga, mas moderna ao mesmo tempo, chamando a atenção com sua cúpula de vidro. O melhor é que o passeio é gratuito, devendo ser agendado com antecedência.

Outro lugar é o Memorial às Vítimas do Holocausto, um memorial feito para as vítimas judias de holocausto. Ele possui mais de 2 mil blocos de concreto em uma área de 19 mil metros quadrados, sendo inaugurada em 2005. Também há o Checkpoint Charlie, que é o antigo posto militar na divisa entre Alemanha Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria.

A igreja Marienkirche, a Fonte Netuno e o prédio da Prefeitura de Berlim são outras atrações que valem a pena conhecer e se encontram reunidas em uma praça em frente à Torre de TV Berliner Fernsehturm, a qual é possível subir e apreciar a vista panorâmica da cidade.

A Berliner Dom (Catedral de Berlim) também vale muito a pena visitar, uma bonita e grandiosa edificação composta por quatro torres. Também a Kaiser-Wilhelm-Gedãchtnis-Kirche, igreja que sofreu diversos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, um dos principais símbolos da cidade.

E não menos importante as ruínas do Muro de Berlim que dividiu a Alemanha e parte do mundo por quase 30 anos. Hoje alguns trechos foram reconstruídos e no chão há marcações indicando o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

3. Passear pela Cidade

Berlim é uma cidade bonita e arborizada, a qual vale a pena passear e conferir suas outras atrações. Uma delas é o Zoologischer Garten, um dos zoológicos mais variados da Europa. Também há um grande complexo que possui um hotel, várias lojas, restaurantes e um grande aquário em formado cilíndrico, conhecido como Aquadom & SEA LIFE Berlin.

Passear pelo Tiegarten é uma ótima opção para quem quer relaxar e curtir a tranquilidade da natureza. Trata-se do principal parque da cidade. Outro belo parque é o Britzer Garden em que todos os anos entre abril e maio ocorre o Festival das Dálias. Ótimo para quem curte flores.

Uma experiência interessante é visitar o Garten der Welt (Jardins no Mundo), que apresenta jardins de algumas regiões e países, com plantas e infraestrutura típicas. Entre eles o Jardim Chinês, Jardim Oriental, Jardim Coreano, Jardim da Renascença Italiana e o Jardim Cristão.

Quem gosta de arte vai apreciar a East-Side-Gallery, uma exposição ao ar livre que ocorre em frente a estação Warschauer Strabe, sendo composta por mais de 100 obras pintadas sobre um longo pedaço do muro de Berlim, tendo 1,3 km de extensão.

Outro lugar legal de visitar é a praça Gendarmenmarkt, uma das mais belas da cidade e que possui duas igrejas idências uma de frente para a outra, além de restaurantes e lojas.

4. Fazer Compras

Apesar de ser uma cidade europeia, Berlim apresenta preços mais em conta que outros lugares como Londres e Paris. Por isso é um bom lugar para fazer compras.

Além disso, a cidade é rica em shopping centers e lojas. Pra vocês terem ideia Berlim abriga a maior loja de departamentos da Alemanha, a KaDeWe que possui 7 andares, onde é possível encontrar toda a sorte de coisas, como roupas, acessórios, cosméticos, artigos eletrônicos, livros, móveis e comidas. No último andar ainda há um restaurante por quilo ótimo, o Le Buffet que conta com uma grande variedade de comida.

Na praça Alexanderplatz você encontrará uma pequena feira ao ar livre, na região há outras lojas como a Galeria Kafhot e o Alexa Shopping.

5. Visitar suas Feiras de Natal

Apesar do inverno em Berlim ser bem rigoroso, o que vale a pena em dezembro são suas feiras de Natal, nas quais você poderá conferir peças de artesanato natalino, comidas típicas e bebidas quentes. Ótima opção para espantar o frio.

As feiras começam no final de novembro e se encontram espalhadas por toda a cidade. Entre as peças artesanais vendidas você poderá encontrar velas, brinquedos de madeira, enfeites de natal, artigos para decoração, bijuterias, luvas, cachecol, toucas, entre outros.

6. Realizar Passeios Gratuitos

Uma das vantagens de Berlim é que a cidade oferece várias opções de passeios gratuitos, dessa forma você poderá se divertir na cidade sem ter que gastar muito, o que compensa os valores das passagens aéreas e hospedagem.

Entre os passeios gratuitos estão: a visita às Portas de Brandenburgo, Reichstag (Parlamento Alemão), Muro de Berlim, Topografia do Terror, Checkpoing Charlie, Tiergarten, Kaiser Wilhelm Gedachtniskirche, Memorial do Holocausto, Flea markets e New Berlin Walking Tours (tours gratuitos pela cidade).

7. Fácil Acesso

Berlim é uma cidade bem acessível, sendo que do Brasil há voos diretos com apenas uma conexão. Você pode facilmente visitar outras cidades de trem como Hamburgo, Dresden, Frankfurt e Praga, que ficam entre duas e cinco horas de distância.

Lugares mais distantes Como Viena, Cracóvia e Budapeste você pode ir de avião, pagando tarifas mais baratas, se a distância fosse do Brasil. Além disso, Berlim como outras cidades da Alemanha conta com boas opções de transporte, como sua linha de trens que está entre as melhores do mundo, metrôs e ônibus práticos que cobrem toda a cidade.

Gostou de saber mais sobre a cidade?

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham te ajudado. Você já teve a oportunidade de visitar Berlim? O que mais gostaria de conhecer na cidade? Conte pra gente.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário

Share via
Copy link