O Chile é um dos países da América do Sul mais interessantes para se visitar. Ele possui um clima bem variado, onde é possível encontrar desde desertos, florestas, lagos a geleiras.
Apesar de se encontrar próximo ao Brasil, é um dos únicos países que não tem uma fronteira comum nosso país, apresentando lugares incríveis para se visitar como o Deserto do Atacama e a Ilha de Páscoa.
Quer mais motivos para realizar uma viagem para o Chile? Então nos acompanhe neste artigo.
Índice
1. Conhecer sua História em Santiago do Chile
A melhor cidade para conhecer a história e cultura chilena é Santiago do Chile.
Nela você poderá conferir seu Centro Histórico, onde encontrará o Palácio La Moneda, a sede governo que permite visitas guiadas, o Centro Cultural La Moneda, onde você encontrará exposições, atividades culturais e lojas de artesanato.
Na Plaza das Armas você encontrará mais construções históricas como a Catedral Metropolitana de Santiago e o Edifício dos Correios, além do Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Pré-colombino.
Em Santiago do Chile você também poderá saborear a comida típica do país no Mercado Central, onde o prato que chama mais a atenção é a centolla (caranguejo gigante).
No Cerro Santa Lucía você poderá ter uma vista panorâmica da cidade, o que poderá render belas fotos.
O Parque Metropolitano de Santiago é um lugar que também vale a pena conhecer, contando com uma bela infraestrutura, natureza e o zoológico municipal para a alegria da criançada.
Outros lugares históricos e ótimos para visitar em Santiago do Chile é a Casa Museu do poeta Pablo Neruda e La Chascona, que foram feitos em homenagem ao famoso poeta ganhador do prêmio Nobel da Literatura em 1971.
2. Visitar as Vinícolas Chilenas
O Chile também é famoso por seu vinho de qualidade, por isso uma boa forma de conhecer o país é visitar suas vinícolas.
Sua maioria se encontra aberta para visitação, rendendo passeios instrutivos e interessantes.
Entre suas principais vinícolas temos Cousino Macul, Concha y Toro e Santa Carolina que se encontram próximas à Santiago.
Também a Undurraga, que produz vinhos não vistos no Brasil, Santa Rica, Casas del Bosque e Emiliana, que tem como diferencial a produção de vinhos orgânicos.
As agências de turismo costumam promover passeios nas vinícolas, sendo possível visitar mais de uma por dia.
3. Impressionar-se com o Deserto do Atacama
Dentre as belezas naturais do Chile temos o Deserto do Atacama, o deserto mais árido do planeta. Nele as paisagens se mistura, sendo possível encontrar gelo nas montanha e vulcões ao redor, areia e sal.
Uma de suas atrações é a Reserva Nacional dos Flamingos, onde você poderá admirar suas belas lagunas, dentre elas temos a Laguna Miscanti que se encontra a mais de 4 mil metros de altitude e possui águas com um intenso azul e a Laguna Meñique.
Apesar do clima árido também é possível observar no local flamingos e plantas que se adaptaram ao clima do local.
Outro passeio popular é o Vale da Lua, que se encontra na Cordilheira de Sal, a 17 km de San Pedro e possui impressionantes formações de areia, sal e rochas em uma região que já foi o fundo do mar.
4. Desvendar os Mistérios da Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa é um dos lugares mais misteriosos do Chile. Sem dúvida o que mais chama a atenção são seus mais de 900 estátuas de pedra conhecidas como moais, que os historiadores acreditam representar antepassados de origem rapa nui.
Outra coisa que chama a atenção na ilha é seu enigmático ideograma que até hoje ninguém conseguiu decifrar.
Entre os principais pontos turísticos da Ilha de Páscoa estão Akahanga, um dos maiores assentamentos do lugar, onde é possível encontrar moais deitados, resquícios de galinheiros, casas de habitantes nativos e cavernas.
Também há o Rano Raraku, uma cratera vulcânica formada por cinzas vulcânicas, onde é possível observar estradas que vão para o norte, sul e oeste da costa da ilha e estátuas dispostas de forma irregular.
Ao longo da costa da ilha se encontram trezentas plataformas que sustentam os moais, a maior delas é a Ahu Tongariki que suporta 15 estátuas.
Outro ponto é a impressionante caverna de Tepahu, a qual é formada por quatro câmaras que são conectadas por escuros corredores.
Acredita-se que elas serviram de esconderijo durante guerras tribais que houvera na ilha. Mas o que chama mais a atenção no local é a vegetação que se encontra em seu anterior, formando um belo cenário.
5. Apreciar as Belezas da Patagônia Chilena
A Patagônia chilena é um local incrível, cheio de belezas naturais e atrações para os viajantes aventureiros.
Um dos lugares mais visitados é o Parque Nacional Laguna San Rafael, onde é possível encontrar incríveis geleiras, sendo que a que mais chama a atenção é o Glaciar San Rafael, que alimenta a laguna San Rafael e impressiona por sua grandeza.
O Parque Nacional Torres del Paine é um belo lugar, onde é possível realizar caminhadas pelas montanhas de granito, observar seus belos lagos como Sarmiento, del Toro, Pehoé, Nordenskjod e Grey, cascatas, vales, pradarias, florestas andinas e espécies de mais como guanacos, pica-paus, raposas, ñandus, condores, veados e pumas.
6. Aproveitar o Litoral Chileno
As cidades litorâneas Viña del Mar e Valparaíso são muito visitadas pelos turistas. Vale a pena apreciar seu lindo caminho, repleto de vinícolas à beira da estrada e tirar belíssimas fotos.
No caminho você ainda pode parar no Rio Tinto, um mercado de beira de estrada que comercializa vinhos, azeitonas, azeites e alfajores, oferecendo-os também para degustação. Ótimo para dar energia para a viagem.
Nas cidades você ainda poderá conferir alguns pontos turísticos imperdíveis como o relógio de flores em Viña del Mar e as casas do Pablo Neruda em Valparaíso, além da arquitetura moderna da cidade que é bem popular.
Além de claro apreciar os mares do Oceano Pacífico.
7. Se Divertir no Valle Nevado
Quem tem vontade de ver e brincar na neve deve se dirigir ao Valle Nevado entre os meses de junho a setembro, época que neva bastante, dando a oportunidade dos turistas esquiarem.
Trata-se da maior estação de esqui chilena. Ela oferece aulas de esqui e showboard para iniciantes e pessoas com mais prática.
O lugar possui 39 pistas de esqui com quatro níveis diferentes de dificuldade e 14 teleféricos que levam as pessoas aos setores para praticar o esporte.
Além do esqui, o resort conta com outras atrações como piscina aquecida animada por DJ, spa, lojas para aluguel e venda de produtos para neve, espaço infantil e uma sala de cinema.
Há outras três estações de esqui no Chile, entre elas El Colorado, Farellones e La Parva.
O diferencial de Farellones, é que ela possui tobogã e tirolesa, perfeito para quem deseja apenas brincar na neve.
Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado a conhecer melhor as atrações que o Chile reserva aos turistas.
Já teve a oportunidade de viajar para o país? Qual passeio mais gostou ou gostaria de fazer? Conte pra gente.
E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos.
Sigo o meu coração e minha intuição para conhecer novos lugares.
Sou o tipo de pessoa que gasta todo o dinheiro em viagens e amo cada minuto disso!