Lençóis Maranhenses: Onde fica, como chegar e qual a melhor época do ano para visitar?

Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos turísticos mais populares do Brasil, famosos pelas suas dunas de areia branca e lagoas cristalinas. Caso você esteja programando uma viagem para esse local e deseje saber mais informações sobre a região, bem como qual é a melhor época do ano para ir até lá, confira o conteúdo abaixo e esclareça as suas dúvidas.

Onde estão localizados os Lençóis Maranhenses?

Os Lençóis Maranhenses ficam no estado do Maranhão, no nordeste do país. Este parque nacional de 155 mil hectares é uma das principais atrações naturais do país e recebe muitos turistas do Brasil e do exterior.

O local, que fica entre os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Paulino Neves, tem suas lagoas alimentadas pela água da chuva que se acumula nas depressões entre as dunas. Para chegar até lá, é preciso pegar um voo até São Luís, capital do Maranhão, e de lá seguir de carro ou ônibus até Barreirinhas. Na cidade, existem diversas opções de hospedagem, desde hotéis de luxo até pousadas simples.

Como é a temperatura nos Lençóis Maranhenses?

Na região dos Lençóis Maranhenses o clima é quente e úmido durante todo o ano. As temperaturas variam de 25°C a 35°C e a umidade relativa do ar é alta. Por isso, coloque em sua mala roupas leves e confortáveis, assim, será possível aproveitar melhor os passeios.

Qual é a melhor época do ano para visitar os Lençóis Maranhenses?

A melhor época do ano para visitar os Lençóis Maranhenses é durante a temporada de chuvas, que vai de janeiro a junho. Durante este período, as lagoas estão cheias e as paisagens são ainda mais deslumbrantes.

No entanto, é importante lembrar que a região dos Lençóis Maranhenses é uma área de clima semiárido, com chuvas irregulares e temperaturas elevadas durante a maior parte do ano. Por isso, mesmo durante a temporada de chuvas, é possível que algumas lagoas estejam secas ou com níveis baixos de água.

A temporada de chuvas geralmente ocorre entre janeiro e junho. Durante esse período, se necessário, o parque pode ser fechado para visitação, já que, por vezes, o excesso de chuva torna as estradas de acesso ao parque intransitáveis e as trilhas podem ficar inundadas. Dessa forma, se evita expor turistas e visitantes a tempestades e relâmpagos.

No entanto, para ver as lagoas bem cheias, uma vista ainda mais linda e ter a possibilidade de realizar passeios com mergulhos, o ideal é viajar logo após a época de chuvas, por volta de maio. No entanto, outros consideram a estação seca com a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, que começa em julho e vai até dezembro.

Nesse período, as lagoas estão em seu nível mais baixo e você pode caminhar dentro delas, ver a areia branca que fica embaixo da água e apreciar a natureza que conta com uma paisagem é deslumbrante! Além disso, nesses meses as águas estão mais cristalinas, permitindo que você veja peixes e outras espécies aquáticas.

Também é na época mais seca em que a maioria dos eventos culturais e festivais acontecem na região, como o Festival de Lençóis, que celebra a cultura e a história da região.

Apesar de o clima ser um pouco estável na região, é importante ficar atento à previsão do tempo para acompanhar os volumes de chuva. Pois, nos anos em que o volume de chuva do local é menor, o período de seca tende a ser mais rigoroso, podendo secar até mesmo completamente algumas lagoas. No entanto, mesmo nesses casos, o parque conta com lindas vistas e possibilidade de passeios de buggy e caminhadas.

Por que visitar os Lençóis Maranhenses?

Os Lençóis oferecem paisagens exuberantes e diversas atividades para os turistas, como passeios de barco pelos rios da região, trilhas pelas dunas, banhos de lagoa e até mesmo passeios de quadriciclo. Além disso, a culinária local é muito rica e saborosa.

Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais icônicos e impressionantes do Brasil e são excelentes opções para viagens de lazer, românticas, com amigos ou mesmo em família, pois as crianças também costumam gostar e aproveitar a experiência.

Há muitas atrações para turistas, espaços para banho e riqueza cultural que pode ser facilmente identificada em tradições locais diferenciadas de muitos outros lugares do país. Além disso, os moradores da região são conhecidos por sua hospitalidade e por preservar os costumes nordestinos.

Outros motivos para visitar os Lençóis Maranhenses são:

  • ter contato com a natureza,
  • viver aventuras,
  • fazer registros fotográficos,
  • ampliar o seu conhecimento cultural,
  • ter paz e tranquilidade.

Como é a culinária no Maranhão?

O paladar é um dos sentidos humanos que mais gera prazer. Por isso, ao viajar, muitos têm preocupações em relação à alimentação local. Quanto a isso, a culinária do Maranhão é muito rica e diversificada, influenciada pelas tradições indígenas, africanas e europeias, com deliciosas refeições a um bom custo-benefício. Confira, abaixo, alguns dos pratos típicos.

  • arroz de cuxá: um prato feito com arroz, camarão seco, gergelim, vinagreira (planta típica do Maranhão), cebolinha e coentro;
  • tiquira: uma bebida alcoólica feita a partir da mandioca;
  • guaraná de roça: uma bebida feita com guaraná em pó, açúcar e água, muito popular na região;
  • peixada maranhense: um cozido de peixe com tomate, cebola, pimentão, coentro e leite de coco;
  • caranguejo: muito consumido na região, pode ser servido cozido ou em forma de torta;
  • bolo de macaxeira: um bolo feito com mandioca ralada, açúcar, leite de coco e queijo;
  • paçoca de carne seca: uma mistura de carne seca com farinha de mandioca, cebola e alho.

Esses são apenas alguns exemplos da rica culinária maranhense, que também inclui outros pratos deliciosos, como o arroz de Maria Isabel, o caldo de sururu, a torta de camarão e o sarapatel. Vale a pena experimentar as iguarias dessa região.

O que conhecer no Maranhão ao visitar os Lençóis?

Além de comer bem e visitar o parque dos Lençóis Maranhenses, que é a área de preservação ambiental onde estão localizadas as dunas e lagoas em si, há alguns lugares específicos que você pode visitar enquanto estiver lá, como:

  • Barreirinhas – é a cidade base para explorar os Lençóis Maranhense onde você pode contratar passeios de buggy ou de barco para visitar as lagoas e dunas.
  • Lagoa Azu – é uma das lagoas mais famosas doo local, conhecida por suas águas cristalinas e azuis. É um ótimo lugar para nadar e relaxar.
  • Lagoa Bonita – é outra lagoa popular nos Lençóis Maranhenses, famosa por suas dunas altas e sua vista panorâmica. É um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol.
  • Atins – é uma vila de pescadores que fica próxima aos Lençóis. Além das belezas naturais, a vila oferece uma experiência cultural única, com casas coloridas e restaurantes típicos.
  • Rio Preguiças – é um rio que corta a região dos Lençóis Maranhenses e desemboca no mar. É possível fazer um passeio de barco pelo rio, onde você pode ver várias espécies de aves e conhecer as comunidades ribeirinhas locais.

Esses são apenas alguns exemplos das atrações que você pode conhecer, pois a região oferece muitas outras opções de atividades e lugares lindos.

Agora que você já sabe tudo sobre os Lençóis Maranhenses (onde fica, como chegar lá, qual a temperatura do local, a melhor época do ano para visitar, pontos turísticos e culinária) além de ter aumentado o seu desejo de conhecer a região, pode ter ficado mais fácil para organizar a viagem segundo as suas expectativas.

Para isso, salve este conteúdo para não esquecer dessas informações relevantes para o seu passeio e compartilhe- o com o seu parceiro de viagens!

Deixe um comentário

Share via
Copy link