Roma: 7 Motivos Para Viajar Para Lá

Roma está entre as cidades mais visitadas do mundo. Também pudera a capital da Itália conta com várias atrações, em sua maioria históricas, que chamam a atenção dos viajantes. Além disso, a cidade conta com uma bela arquitetura e gastronomia excelente, o que agrada ainda mais os turistas.

Quer mais motivos para realizar uma viagem para Roma? Então nos acompanhe neste artigo!

1. Visitar suas belas construções históricas

Sem dúvida o que mais atrai os viajantes para Roma são suas atrações históricas, cada qual com uma história mais interessante que a outra e que despertam a curiosidade das pessoas. O Coliseu está entre suas construções mais famosas, ele foi inaugurado em 70 d. C, sendo construído em nove anos através de métodos avançados para a época. Apesar de ter sido usado por quatro séculos para lutas sangrentas e cruéis se tornou um marco da cidade de Roma, sendo considerado como uma das Maravilhas do Mundo.

Próximo ao Coliseu se encontra o Fórum Romano, o último dos fóruns imperiais da Roma Antiga e que apesar de estar em ruínas, boa parte ainda se encontra intacta, transportando os turistas para o passado e fazendo-os imaginar como viviam as pessoas da época.

Também há o Mercado de Trajano que é considerado o primeiro shopping Center da humanidade.

Outra bela construção é o Castel Sant´Angelo, um mausoléu que foi já foi usado como edifício militar, prisão e fortaleza durante a Idade Média. O que mais chama a atenção em sua construção é o anjo em cima do Castelo, representando Gabriel, ele pode ser visto de perto do último andar da construção.

A Fontana di Trevi é uma das maiores e mais bonitas fontes da cidade. Ela foi inaugurada em 1735, marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma. As pessoas costumam jogar moedas na fonte, acreditando que isso fará com que seu desejo seja atendido.

Além dessas, Roma conta com várias outras construções belas e interessantes, como a Basílica de Pedro, Capela Sistina e a Tumba dos Papas que se encontram no Vaticano, praças históricas como a Piazza di Spagna e a Piazza del Popolo, Panteão, templo dedicado aos deuses romanos e onde se encontram as tumbas de Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita, entre outros.

E como se não bastasse Roma ainda reserva atrações subterrâneas, como a masmorra onde Pedro e Paulo (discípulos de Jesus) teriam sido presos, catacumbas dos cristãos perseguidos, entre outros.

2. Apreciar a cultura e arte romana

Roma ainda conta com belos museus e galerias de arte que contam a história e apresentam muitas das obras dos renomados artistas italianos. Entre eles temos o Museu Nacional Romano que contém coleções nacionais, fundadas depois da Unificação Italiana, seu acervo é dividido em algumas sedes, entre elas Termas de Diocleciano, Palazzo Massimo, Palazzo Altemps e Cripta de Balbo, onde você encontrará esculturas, quadros e peças antigas.

O Museu Nacional Etrusco é dedicado à preservação da arte etrusca e conta com diversas peças que mostram detalhadamente a evolução da cultura etrusca. Já a Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea conta com várias obras de artistas italianos do século XIX a XXI, mas também contém obras de artistas internacionais como Claude Monet, Auguste Rodin e Vincent van Gogh.

A Galeria Nacional de Arte Antiga conta com uma grande coleção de obras antigas, divididas em dois espaços: o Palazzo Barberini e o Palazzo Corsini. Além disso, você poderá conferir os museus do Vaticano, observar suas belas obras e conhecer mais da história italiana.

3. Água de graça

Outra coisa legal de Roma é que ela é rica em fontes e bicas. Suas fontes se encontram em jardins, vilas particulares e centros históricos. E suas bicas podem ser encontradas em várias partes da cidade, assim fornecendo água de graça para os habitantes da cidade e turistas.

Também não é pra menos, não é de hoje que Roma é conhecida por seu eficiente sistema aquífero, sendo que na antiguidade se destacava com seus aquedutos e termas.

4. Gastronomia de qualidade

Em Roma você encontrará vários estabelecimentos que oferecem pratos de qualidade. Em destaque se encontram as cafeterias de Roma, que oferecem vários tipos de bebidas deliciosas feitas com café como expresso, cappuccino, latte macchiato, mocaccino, entre outros. O sorvete de Roma, conhecido como Gelato também merece destaque, sendo muito saboroso e vendido em várias sorveterias de qualidade, em diversos sabores.

A pizza também não poderia faltar, apesar de ser diferente das pizzas de Nápoles (cidade em que o prato é mais famoso), elas são deliciosas, tendo uma casca fina e crocante. É bem comum na cidade encontrar a pizza Al taglio, que é vendida em pedaços, perfeita para um lanche durante o dia.

5. Fazer compras

Apesar de não ser tão famosa quanto Milão, Roma é uma das cidades mais importantes da moda, ficando em quarto lugar. É uma cidade tentadora para os consumistas e amantes de moda. Nela você encontrará diversas lojas de marcas famosas como Chanel, Prada, Dolce &Gabbana, Armani, Versace, entre outros, artigos de luxo, redes de joalherias, entre outros.

6. Passear pela cidade de diferentes formas

Roma pode ser conhecida de diversas formas. Para visitar os pontos turísticos o melhor é apanhar o metrô, parando próximo às atrações mais famosas e seguir a pé, essa forma aproveitando melhor a bela vista das ruelas e construções antigas da cidade.

Uma forma bem legal é fazer um tour de bicicleta e apreciar Roma com calma e tranquilidade. Se quiser mais emoção pode passear de Segway, um veículo que parece que saiu de um filme futurista e que te proporciona um passeio diferente, te fazendo ver a cidade sob outro aspecto.

Um tour bem famoso é o de vespa, veículo usado por muitos romanos e que te dá mais mobilidade ao passar pelas ruas da cidade que são bem estreitas. O passeio dura 4 horas, onde você tem a oportunidade de conhecer os principais pontos de Roma.

7. Viajar na melhor época

A melhor época para viajar para Roma é durante a primavera (que ocorre entre os meses de março e junho) e outono (entre setembro e dezembro), pois tanto o verão quanto o inverno são rigorosos para quem não está acostumado.

Nessa época o clima é mais agradável e ainda não tem tanta “muvuca” quanto no verão. Dessa forma você pode aproveitar mais as atrações turísticas, sem filas. No quesito economia e tranquilidade também é ótimo viajar durante o inverno, mas é bom estar preparado para o frio intenso.

Dicas para sua viagem a Roma

  • O transporte em Roma em geral é bem eficiente, no entanto os ônibus costumam ser melhores que o metrô, cobrindo vários locais da cidade.
  • O táxi é mais indicado para saídas noturnas e situações mais extremas. Alugar um carro já não é recomendado, devido ao trânsito caótico da cidade e suas ruas estreitas.
  • Brasileiros não precisam tirar visto de viagem para permanecer em Roma por até três meses, sendo necessário apenas passaporte de viagem válido por no mínimo seis meses. Algumas vezes os fiscais de imigração também costumam solicitar outras coisas como confirmação de reserva de pacote turísticos e itinerário completo de sua viagem.
  • A moeda usada em Roma é o euro, sendo que você pode fazer o câmbio nos bancos que cobram tarifas. Apesar de algumas casas de câmbio não cobrarem tarifas, costumam ter taxas maiores.
  • Para escapar das filas, o ideal é comprar ingressos antecipados para as atrações. Geralmente eles são vendidos em seus próprios sites.
  • Quando sair para fazer turismo na cidade use tênis confortáveis para caminhar, evite comer perto dos pontos turísticos, pois os estabelecimentos costumam ser mais caros e com menor qualidade, leve troco ao comprar tickets do metrô.

Gostou das dicas?

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenha te ajudado a conhecer um pouco mais de Roma, na Europa. Já teve a oportunidade viajar para a cidade? O que mais gostou ou gostaria de fazer ao realizar uma viagem para Roma? Conte pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Share via
Copy link