Viagem para Ushuaia: 7 Motivos Para Realizar

Ushuaia é uma famosa cidade que se encontra no sul da Argentina. Ela é conhecida como “fim do mundo” por ser a cidade mais próxima da Antártida. É um lugar incrível, cheio de paisagens belíssimas, compostas por montanhas, árvores e lagos. Nela você poderá praticar esportes de inverno, observar a natureza e fazer passeios divertidos.

Quer mais motivos para realizar uma viagem a Ushuaia? Então nos acompanhe neste artigo!

1. Curtir o Inverno na América do Sul

Ushuaia é a cidade ideal para curtir o inverno na América do Sul. Neve, lagos congelados e uma paisagem tipicamente invernal, é o que você encontrará entre maio e outubro. Ushuaia é o único lugar do continente em que essa estação é tão longa. Você poderá praticar esportes de inverno como esqui e snowboard nas estações de esqui e até mesmo patinar no gelo.

Se for para essa cidade durante o inverno, esteja preparado para eventuais nevascas e temperaturas que variam dos 2 a -20 °C.

Nessa época, o frio é gelado e cortante e há menos horas de sol, mas em compensação você tem a oportunidade de ver a neve branquinha, cobrir os cumes das montanhas e a paisagem ao redor, ideal para tirar bonitas fotos.

2. Viajar para Ushuaia Durante o Verão

No verão as temperaturas na cidade são mais amenas, sendo que você encontrará médias entre 6 e 10 °C. Isso te dará a liberdade de realizar mais passeios ao ar livre e curtir a bela paisagem verde local. O legal dessa época é que você pode aproveitar mais o dia, especialmente nos dias mais longos do ano, podendo curtir mais de 17 horas de sol.

Nessa estação também partem os cruzeiros com destino à Antártica, uma boa oportunidade para quem tem vontade de conhecer o continente gelado. E também é possível ver pinguins nos arredores da cidade.

3. Conhecer a História de Ushuaia

A cidade de Ushuaia tem pouco mais de 100 anos. Apesar de ser uma cidade nova, sua história remota milhares de anos quando ela foi habitada por indígenas. Após a colonização dos europeus no século XIX, os indígenas desapareceram, devido às epidemias trazidas pelos colonizadores e o processo de aculturação.

Por anos a cidade ficou parada no tempo, crescendo após a instalação de um grande presídio, que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos. Hoje, Ushuaia é um importante centro turístico da Argentina. Entre suas atrações culturais estão: o antigo presídio de Ushuaia, o Museu Marítimo, Museu Yamana, Museu do Fim do Mundo, Antiga Residência do Governo, Museu da Cidade e Antiga Residência da Família Beban.

4. Curtir os Passeios de Ushuaia

A cidade ainda conta com diversos passeios divertidos, feitos para quem curte a aventura e natureza. Um deles é andar de barco pelo Canal Beagle e ver a bela natureza local, além de animais como pássaros e leões marinhos, passando pelo Farol Les Eclaireus, confundido com o “Farol do Fim do Mundo”, que se encontra na Isla de Los Estados.

Um ponto bem famoso é o Parque Nacional Tierra del Fuego, o qual você pode ter acesso de van, carro ou através do Trem do Fim do Mundo (outra atração que merece atenção). Nele você poderá realizar trilhas e observar a bela natureza local.

No Trem do Fim do Mundo você irá reviver parte do caminho que os presos fazia, da prisão de Ushuaia para a encosta do Monte Susana para obter diferentes materiais de construção. A bordo, você escutará a história e percorrerá uma parte inacessível do Parque nacional Tierra del Fuego, vendo belas paisagens compostas pelo Rio Pipo, cachoeira Macarena, cemitério de árvores e um lindo bosque.

Outro passeio bem legal é de 4×4 entre os lagos Fagnano e Escondido, os quais possuem belíssimas paisagens. Na cidade você também poderá passear em um trenó puxado por cachorros, andar a cavalo, praticar mergulho e até mesmo sobrevoar o local em pequenos aviões, tendo vistas panorâmicas incríveis.

5. Hospedagem Para Todos os Gostos

Em Ushuaia você encontrará opções de hospedagem para todos os gostos, sendo possível encontrar desde hostels, a pousadas e até hotel cinco estrelas. Um hotel de destaque é o Arakur, que se encontra na Reserva Natural Cerro Alarkén e ficou famoso por hospedar o ator Leonardo Di Caprio e sua equipe durante as filmagens do filme O Regresso, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.

Quem gosta de mais praticidade gostará de se hospedar no centro da cidade, onde poderá ir aos lugares a pé e conseguir transporte fácil. Mas, também há a opção de se hospedar entre as montanhas ou perto do canal, onde poderá ver a bela natureza e curtir a tranquilidade do local. Mesmo estando um pouco longe do centro, alguns hotéis oferecem traslado gratuito até o centro da cidade.

6. Fazer Compras

Quem curte compras vai gostar muito de visitar as lojas em Ushuaia, pois a cidade é livre de impostos e por isso apresenta ótimos preços se comparados ao Brasil. Em suas lojas você encontrará lembranças, cervejas artesanais, peças e equipamentos esportivos e roupas de frio e neve.

Essa é uma boa opção para quem não encontrou peças como segunda pele, gorros, bota de trekking, casaco corta-vento, calças e casacos impermeáveis no Brasil, uma vez que serão essenciais durante sua estadia em Ushuaia, especialmente no inverno.

7. Experimentar sua Deliciosa Gastronomia

A culinária em Ushuaia é muito apreciada pelos turistas, ela é muito rica em peixes e frutos do mar. Entre seus pratos mais famosos está a centolla, famoso caranguejo gigante e a merluza negra. Mas para quem é mais fã de carne, curtirá experimentar o cordeiro patagônico, que tem a carne bem macia. E claro, que estando na Argentina não poderia faltar o velho conhecido doce de leite nas sobremesas.

+ Um Motivo

E como se não bastasse esses 7 motivos, para completar, viajando para a Argentina você não precisará passar por muita burocracia, tendo fácil acesso. Não é necessário um passaporte e muito menos um visto de viagem para entrar no país, basta um RG recente, de pelo menos 10 anos.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado. Caso tenha alguma dica ou queria expressar sua opinião, deixe um comentário para nós!

Deixe um comentário

Share via
Copy link