A Rússia é o maior país do mundo, o qual se encontra na Eurásia, região entre o continente europeu e asiático. Devido a isso a cultura do país é bem diversificada, apresentando tradições únicas e interessantes. A Rússia também é rica em construções históricas, contendo uma história envolvente e uma culinária deliciosa. Quer mais motivos para viajar para Rússia?
Índice
- 7 Motivos Para Viajar Para Rússia
- 1. Conhecer São Petersburgo
- 2. Ir Até Moscou
- 3. Assistir ao Balé Russo
- 4. Visitar Castelos de Contos de Fada
- 5. Utilizar Meios de Transporte Russos
- 6. Provar sua Deliciosa Gastronomia
- 7. Não Precisa de Visto de Viagem
- Dicas Para Viajar para Rússia
- Gostou de saber um pouco mais sobre viajar para Rússia?
7 Motivos Para Viajar Para Rússia
1. Conhecer São Petersburgo
A cidade de São Petersburgo foi a capital da Rússia por 200 anos. Ela foi construída por Pedro, o Grande. Um czar que reinou entre os anos de 1682 e 1725 e causou uma grande revolução no país ao torná-lo mais parecido com a Europa. Por isso na cidade você encontrará muitas características europeias, sendo que ela é até mesmo chamada de Veneza do Norte, devido a seus vários canais. Isso se deve ao fato de arquitetos italianos terem participado de sua projeção.
Na cidade você poderá conhecer sua interessante história visitando seus monumentos, como a Catedral do Sangue Derramado, que é a construção mais famosa da cidade, onde você poderá apreciar sua bela arte em suas paredes e teto. O lugar é um verdadeiro museu, uma vez que não é mais usado para a realização de cerimônias religiosas, devido à perseguição dos cristãos durante o período comunista.
Em São Petersburgo você ainda poderá visitar o museu Hermitage, que é um dos maiores museus de arte do mundo, o qual contém um acervo com mais de 3 milhões de peças. É uma construção grandiosa, distribuída em dez prédios ao longo do rio Neva, sendo que o principal é o Palácio de Inverno, que era a moradia oficial dos czares russos.
Aproveitando a oportunidade você poderá ficar a par da história dos Romanov e entender os motivos que levaram à Revolução Russa de 1917. Foi nessa mesma cidade que também ocorreu o Cerco de Leningrado, durante a Segunda Gerra Mundial. Leningrado foi o nome dado à cidade após a Revolução liderada por Lênin. A cidade foi bloqueada pelos alemães, entre novembro de 1941 e janeiro de 1944. Apesar de muitas pessoas morrerem de fome, frio e doenças, o povo resistiu bravamente.
2. Ir Até Moscou
Quando viajar para Rússia, saiba que a atual capital também é uma cidade interessante, tendo a cultura russa em maior evidência e por isso surpreendendo os turistas. Nela você poderá voltar ao passado ao conhecer a área antiga de Moscou (Krutitskoe Podvorie), na qual você encontrará construções antigas feitas de madeira e tijolos, igrejas do século XVII, ruas pavimentadas com paralelepípedos redondos. Lá você também encontrará construções atuais como a Casa Internacional de Música de Moscou, edifícios modernos e lindas mansões.
Duas das maiores atrações de Moscou são o Kremlin e a Praça Vermelha, dois pontos turísticos lindos e impressionantes. O Kremlin é um complexo fortificado no centro da cidade, onde se encontram vários monumentos. A Praça Vermelha é um importante lugar onde ocorrem eventos e se encontram algumas construções históricas como a Catedral de São Basílio que chama a atenção com sua forma incomum que lembra um bolo de casamento.
Outra catedral de destaque é a de Cristo Salvador, que parece um castelo de gelo, a qual foi construída originalmente no século XVIII, no entanto foi demolida em 1931. Ela foi reconstruída em 1990, levando apenas 3 anos, período bem curto de tempo se comparado aos 44 anos que levou sua construção original. Na cidade você também encontrará diversos museus, galerias de arte, parques, restaurantes movimentados, casas de shows, bares e grandes shopping centers.
3. Assistir ao Balé Russo
O balé é uma dança bem famosa e tradicional na Rússia, sendo considerada a melhor do mundo. Entre suas apresentações de destaque estão O Lago dos Cines, A Bela Adormecida e o Quebra Nozes, lindas performances embaladas ao som da melodia composta por Tchaikovsky, compositor russo, considerado um dos melhores do mundo.
Você terá a oportunidade de ver as apresentações em vários teatros do país, mas entre os melhores estão o Teatro Bolshoi, ele se encontra na cidade de Moscou. Outro bem conhecido é o Balé Kirov, em São Petersburgo, considerado o segundo melhor da Rússia e o Mariinsky. O ideal é que você compre os ingressos com antecedência pela internet (cuidado com sites piratas), já que são muito requisitados.
4. Visitar Castelos de Contos de Fada
A Rússia também é rica em castelos que mais parecem ter saído dos contos de fada. Entre eles o Palácio Vorontsóvski, que fica as pés do pico de Ai-Petri em Alupka. Ele foi construído em 1848, tendo arquitetura inglesa com motivos da Mauritânia e dos árabes, tendo servido como residência de três gerações a família Vorontsov.
O Palácio Dulber fica em Yalta e foi construído com base na arquitetura do Oriente Médio e do noroeste da África. Hoje é um dos spas de classe alta Yalta. Já o Palácio Massandra, na Crimeia se assemelha muito ao castelo da “Cinderella”, a Escola Obiknovennoe Tchudo foi construída em formato de castelo devido ao desejo da esposa do empresário Serguêi Mamaiev, que era professora, de trabalhar em uma escola em que as crianças gostassem de ir.
Outras construções que chamam a atenção são o Castelo Kiritsy, na região de Riazan, uma linda mansão de contos de fadas que fez seu arquiteto, Fiódor Schetchtel, ficar famoso, mas ao mesm tempo o levou à falência. Hoje é um hospital para crianças que sofrem de tuberculosa óssea.
O Castelo Garibaldi fica na região de Samara e possui uma bela arquitetura medieval e a Fábrica Elektrozavod em Moscou, que fabricava lâmpadas na década de 1930, sendo construída em formato neogótico.
5. Utilizar Meios de Transporte Russos
Quando viajar para Rússia, saiba que um dos meios de transporte que mais chamam a atenção é o SAPSAN, um trem de alta velocidade, capaz de viajar de São Petersburgo a Moscou em apenas 4 horas. Ele ainda conta com um ótimo serviço de bordo, refeição e bagageiro. Os demais trens seguem uma estrutura mais simples e as viagens podem durar dias, mas são mais baratos e você tem a oportunidade de observar a bela paisagem que rodeiam as ferrovias e ainda conhecer melhor os russos.
Nas cidades, o metrô é um dos transportes mais eficientes, sendo que suas linhas estão entre as maiores do mundo. O legal é que cada estação tem sua história e você poderá se impressionar com sua profundidade e arquitetura, já que foram construídas também como abrigos contra ataques aéreos em tempos de guerra.
Se você se hospedar próximo aos centros da cidade, poderá conhecer várias atrações a pé, podendo observar com calma a arquitetura local e os costumes das pessoas.
6. Provar sua Deliciosa Gastronomia
A culinária russa tem a fama de ser bem gostosa e leve, sendo composta por peixes, aves, cogumelos, frutos, trigo e a smetana, um famoso creme azedo que compõe vários pratos.
Entre os pratos mais famosos temos o strogonoff, bem conhecido no Brasil, no entanto ele é um pouco diferente na Rússia, sendo que são usados mais cogumelos além do champgon, carne e smetana ao invés de molho vermelho e creme de leite. Este nome, segundo contam, se deve ao Conde Stroganov, que tinha problema nos dentes e por isso foi inventado esse prato para facilitar sua mastigação.
Entre outros pratos famosos estão o Borscht, famosa sopa russa-ucraniana que é composta principalmente por beterraba, caviar e pelmeni, um delicioso ravióli recheado de carne e servido com smetana.
7. Não Precisa de Visto de Viagem
Uma boa notícia é que para viajar para a Rússia, brasileiros não precisam de visto de viagem para permanecer por até 90 dias. Você só vai precisar de um passaporte válido, passagem de volta e comprovante de hospedagem. Mas, algo a levar em conta é que a imigração é bem rígida no local. Por isso é importante manter a calma e responder todas as perguntas.
Dicas Para Viajar para Rússia
- Poucas pessoas na Rússia falam inglês, por isso é indicado que você aprenda algumas expressões e palavras em russo para se comunicar com as pessoas.
- Há até mesmo aplicativos que podem ser instalados no celular ou você pode usar o Google Tradutor para ajudar na comunicação quando for viajar para Rússia.
- A segurança no país é boa, no entanto como em todo lugar há criminalidade, especialmente furtos. Por isso é bom tomar cuidado com seus pertences pessoais, especialmente em lugares abarrotados de pessoas.
- Apesar dos russos terem a fama de serem rígidos e duros, eles costumam tratar bem os turistas, basta ter boa vontade e tratá-los de forma cordial.
Gostou de saber um pouco mais sobre viajar para Rússia?
Esperamos que tenha gostado das informações e dicas para viajar para Rússia e que elas tenham ajudado. Se tiver dicas para compartilhar com a gente ou queira expressar sua opinião, fique à vontade para comentar!
Sigo o meu coração e minha intuição para conhecer novos lugares.
Sou o tipo de pessoa que gasta todo o dinheiro em viagens e amo cada minuto disso!